Perguntas Frequentes

Talvez sua dúvida já tenha sido respondida

O que é Bloco CCA Celucon?

O bloco de Concreto Celular Autoclavado (CCA) é utilizado na construção civil para vedações verticais (paredes) e horizontais (lajes). A tecnologia do bloco CCA Celucon permite construções desde simples residências até edifícios de grande porte.

Quais as propriedades mecânicas?

Resistência a compressão à seco média: 2,5MPa (ABNT NBR 13438)

Densidade à seco: 450 – 550 kg/m³ (ABNT NBR 13438)

Tolerâncias (comp. / larg. / espessura): ±3 mm (ABNT NBR 13438)

Resistência ao fogo: 4 – 6 h (ABNT NBR 10636)

Condutividade térmica: 0,15 W/mk ASTM C-518

Densidade nominal (úmido): 600 – 650 kg/m³

Dilatação térmica: 3,2 – 3,8 x10-6 mm/m*

Retração: 0,15 – 0,45 mm/m*

*Referencia: Sterling e Garcia, 2001

Como é o processo de produção do concreto celular?

O concreto celular é produzido através de uma mistura de Cimento, cal e areia, que ao receber a adição de agente expansor (pó de alumínio) ganha volume. O agente expansor faz com que pequenas células de ar se formem no interior da mistura, aumentando o volume e reduzindo a densidade do produto final. Após descansar em estufa e atingir cura suficiente, os blocos são cortados e vão para autoclave, onde adquirem resistência final.

Por que é um produto mais leve que o concreto normal?

Várias reações químicas ocorrem ao se adicionar o agente expansor, reações estas que ao incorporarem células de ar na mistura podem reduzir sua densidade para até 20% em relação ao concreto normal.

Quais são as aplicações do concreto celular?

Concreto celular permite amplo raio de aplicações, suas principais vantagens: peso reduzido, resistência térmica, acústica e baixo impacto ambiental, o tornam uma excelente opção quando se busca reduzir custos e melhorar a eficiência energética em edifícios. Seu uso em paredes de vedação ou lajes nervuradas reduz o custo final de obra e suas propriedades termo-acústicas facilitam o cumprimento da Norma de Desempenho NBR 15.575.

Que tipos de vantagens sustentáveis o concreto celular oferece, se comparado ao concreto convencional?

Comparativamente ao concreto convencional, o Concreto Celular, por ser menos denso e sobrecarregar menos as edificações, permite grande economia de materiais empregados nas estruturas. Sua capacidade de isolamento térmico aumenta e eficiência energética nos imóveis, reduzindo consumo elétrico para condicionamento de ar. Sua maior trabalhabilidade também permite um maior aproveitamento de material, reduzindo perdas e desperdícios.